Dinamizador da Feira do Gado do Porto Moniz, João Carlos Dória aposenta-se e é louvado pelo Governo Regional

Foto facebook.

O Conselho do Governo reunido em plenário em 21 de maio de 2020, resolveu louvar publicamente o Dr. João Carlos dos Santos de França Dória, Técnico Superior da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O louvor justifica-se “pelas elevadas qualidades evidenciadas ao longo da sua carreira profissional, bem como pela demonstração de um irrepreensível espírito de missão dedicado à causa pública, tornando-o justo merecedor do público louvor, que ora lhe é atribuído”.

Carlos Dória foi um dos grandes dinamizadores da Feira do Gado do Porto Moniz. Aliás, no verão passado, Miguel Albuquerque anunciou naquela feira que a Estação zootécnica do Porto Moniz vai ter o nome de Carlos Dória.

João Carlos Dória passou à situação de aposentado depois de uma vida dedicada a diferentes áreas da medicina veterinária, da pecuária e da proteção dos animais de companhia.

Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária, da Universidade Técnica de Lisboa, hoje Faculdade de Medicina Veterinária, no decurso da sua carreira, iniciada em 1971, desempenhou sucessivamente
funções de: auxiliar de laboratório; responsável pelo acompanhamento clínico dos animais da então Estação de Fomento Pecuário, ex Posto Zootécnico, no sítio da Nogueira, Camacha; Diretor de Serviços do Laboratório Regional de Veterinária; Diretor do Laboratório Regional de Veterinária; Diretor de Serviços do Gabinete de Estudos e Planeamento; Diretor Regional de Pecuária e de Diretor Regional de Veterinária.

Quando da interrupção da atividade profissional para prestação do serviço militar, desempenhou funções de Comandante do Destacamento de Inspeção de Alimentos, da 4.ª Repartição – Saúde e Transportes do Quartel General da Zona Militar da Madeira, prestando também assistência clínica aos cães-soldado da Força Aérea Portuguesa-Infraestruturas da NATO, no Porto Santo.

Paralelamente à sua atividade profissional, João Carlos Dória foi secretário da Direcção da Sociedade Protectora dos
Animais Domésticos do Funchal, integrou o Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários, como foi Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Veterinários da Macaronésia.