Núcleo Museológico “O Lyceu” apresenta exposição ao público sobre máscaras do mundo

Desde os primórdios da humanidade que as máscaras são parte da cultura humana, em todos os continentes, sendo possuidoras dos mais diversos significados: religiosos, festivos, artísticos e lúdicos.

Com o objetivo de dar a conhecer um pouco da diversidade das máscaras existentes, assim como da sua função, dentro de cada cultura, a Escola Secundária de Jaime Moniz, através do seu Núcleo Museológico, apresenta uma exposição subordinada à temática Máscaras do Mundo.

Segundo uma nota informativa remetida pela coordenadora do projeto, Lília Castanha, estão patentes dezoito máscaras, de tamanho normal ou em miniatura, dos quatro cantos do globo: Africa, Europa, Ásia e América.

Através da aplicação de Leitor de Código QR, o visitante tem acesso a um pequeno questionário, cujas respostas encontram-se na informação exposta.

As peças exibidas são parte do espólio do Universo das Memórias de João Carlos Abreu, espaço cultural parceiro do Núcleo Museológico O Lyceu.

No âmbito desta exposição, realizar-se-á uma atividade de dança e música do mundo,  com a colaboração do Clube de Dança “DancEn?gma” e do Laboratório de Guitarra, deste estabelecimento de ensino, de maneira a assinalar também a época carnavalesca em ambos os espaços museológicos.

A exposição permanecerá no “Largo do Museu” até 28 de fevereiro de 2020.