Machico quer dar nome do cardeal Tolentino Mendonça a uma rua da cidade

Uma informação da Câmara Municipal de Machico dá conta da intenção de homenagear um filho da terra, José Tolentino Calaça de Mendonça, actualmente cardeal. A homenagem será realizada através da alteração da Rua do Leiria, passando esta a chamar-se Rua Cardeal Tolentino Mendonça.

A proposta, por parte da autarquia machiquense e aprovada na reunião de hoje do executivo liderado por Ricardo Franco, apoia-ser na “importância que o actual Cardeal detém enquanto teólogo, investigador, biblista, poeta, ensaísta, professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, bem como pelo facto de ser detentor dos graus de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo ex-presidente da República Jorge Sampaio e da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, esta última atribuída pelo antigo presidente da República Aníbal Cavaco Silva”.

A recente nomeação a Cardeal, pelo Papa Francisco, refere a Câmara, é outro dos motivos que levou a Câmara Municipal de Machico a considerar Tolentino “uma incontornável personalidade com renome internacional, merecendo assim destaque naquela que foi a terra que o viu nascer, passando a estar associado ao arruamento que o homenageado percorreu inúmeras vezes a caminho do Forte de São João Baptista, sobranceiro à Baía de Machico, onde residiu durante vários anos”.

Está prevista uma recepção oficial ao cardeal a 23 de Dezembro, segunda-feira, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.