Diplomatas sul-americanos de visita à RAM; José Manuel Rodrigues admite certa “xenofobia” para com lusodescendentes regressados

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu ao início da tarde os embaixadores latino-americanos, que se encontram de visita oficial à Madeira a convite do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL).

José Manuel Rodrigues agradeceu a presença dos representantes diplomáticos no parlamento madeirense e salientou que a deslocação acontece num momento histórico, num ano em que a Madeira comemora os 600 anos dos descobrimentos.

Recordando que muitos dos países latino americanos acolheram no passado milhares de madeirenses e “nós devemos estar agradecidos a esses países como o Brasil, a Venezuela e o Panamá que acolheram os nossos emigrantes e lhes deram emprego”, o  presidente da ALRAM considerou que “às vezes há uma certa xenofobia quando se fala do regresso dos lusodescendentes ou dos venezuelanos à Madeira”. Por isso mesmo defendeu que “esses madeirenses que regressam têm os mesmos direitos que os madeirenses que ficaram nas ilhas. Temos que acolhê-los bem e integrá-los bem”.

Por seu turno, a embaixadora do Uruguai, Brigida Scaffo agradeceu a hospitalidade e destacou a surpresa dos diplomatas perante a beleza do arquipélago. “Foi uma grande oportunidade para junto dos empresários e das autoridades promover os nossos países e fomentar as relações culturais e económicas, porque temos muitas coisas em comum”, salientou a diplomata.

O presidente do IPDAL, Paulo Neves referiu na ocasião que vir à Madeira é “conhecer uma parte importante do nosso país” e uma forma também de os embaixadores “cumprimentarem todos os madeirenses e portosantenses”.