“Yorn Inspiring Future” regressa ao “Liceu” para esclarecer estudantes sobre o Ensino Superior

A “Yorn Inspiring Future” regressa esta terça feira à Escola Secundária Jaime Moniz para dinamizar sessões de esclarecimento, exposições e workshops sobre o acesso ao Ensino Superior. Todas as turmas do 12.º ano , bem como os alunos que frequentam os Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação participam neste evento que terá lugar durante toda a manhã.

São jovens que vêm falar a jovens sobre as opções que se colocam aos estudantes no ensino superior, em cerca de três dezenas de instituições universitárias, em Portugal e no estrangeiro.

A Associação Inspirar o Futuro é uma Associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior, tendo projetos específicos para cada um destes públicos-alvo.

Esta Associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.

O “Inspiring Future”, já na sua sétima edição, é o primeiro projeto e já está estabelecido desde o ano letivo 2013/2014, atuando a nível nacional em todos os distritos de Portugal Continental em mais de 200 escolas secundárias.

Num formato de roadshow, as feiras realizam-se no próprio espaço da escola, e numa manhã podem acontecer várias atividades paralelas onde os alunos se podem inscrever consoante os seus interesses.

Os programas são construídos juntamente com a escola, por forma a mobilizar toda a comunidade escolar nesta iniciativa.

Uma das dimensões é o espaço reservado aos expositores, com pequenos stands dos parceiros de ensino superior português e estrangeiro. Os expositores estão disponíveis toda a manhã.

A equipa colaborou durante vários anos com um dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES). Por isso, está familiarizada com as dúvidas habituais sobre o processo e por isso, através de sessões de esclarecimento aos alunos de 12º ano, com uma linguagem simples e dinâmica, explicam como funcionam as candidaturas. Divididos em vários blocos temáticos, como por exemplo, “Ciências & Engenharias”, “Ciências Sociais & Humanas”, “Economia & Gestão”, os alunos podem assistir às apresentações das ofertas educativas das instituições de ensino superior de maior interesse.

Serão também dinamizados na ESJM workshops. A equipa de formadores está apta a motivar os alunos através de três workshops que irão incidir nas vertentes – decisão, proatividade e mercado de trabalho.