Mais de dois milhões de euros pagos para meia centena de projetos

Albuquerque apoios IDE 24 de novembroO presidente do Governo Regional e o Secretário da Economia, procederam, esta tarde, à entrega de pagamentos do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) a candidaturas formuladas por empresas madeirenses.

Dos 53 projetos apoiados, 45 são no âmbito do SI de apoio ao Funcionamento, no montante global de 1,27 milhões de euros e oito projetos no âmbito do SI de apoio ao Investimento, orçados em 1,22 milhões de euros. Destes, oito projetos de apoio ao investimento, um é no âmbito do Valorizar 2020, três inserem-se no Empreender 2020, um é do PROCiência e três referem-se ao Internacionalizar 2020.

Esta cerimónia de hoje reporta-se a pagamentos referentes a agosto de 2019 que corresponderam à entrega de um montante global de 2,38 milhões de euros, dos quais 357 mil euros de comparticipação do Orçamento da Rgeião Autónoma da Madeira e 2,03 milhões de comparticipação comunitária

Numa cerimónia que decorreu no salão nobre do edifício do Governo Regional, Rui Barreto começou por agradecer aos empresários “todo o empenho e todo o trabalho que têm tido e mantido em prol da Madeira e do Porto Santo”, um trabalho que, segundo o governante, “tem vindo na senda da redução gradual e progressiva dos impostos, no sentido de criar um bom ambiente económico”.

Dirigindo-se aos empresários, Rui Barreto recordou que “há setenta e três meses consecutivos que a economia regional está a crescer e há indicadores positivos”, nomeadamente, “taxa de desemprego, no terceiro trimestre deste ano, cifra-se nos 6,4 por cento e isso é um motivo de satisfação e orgulho”, reiterou.

Rui Barreto elogiou “a capacidade de transformar boas ideias em projetos e realizá-las” pois, sem isso, “não era possível termos hoje uma das mais baixas taxas de desemprego do país, numa recuperação absolutamente extraordinária que se iniciou em 2014”.

“Os fundos estão ao dispor dos empresários para que possam usar convenientemente e para que possam dinamizar projetos, apoiar projetos, manter postos de trabalhos e, nalguns casos, poder ir a outras áreas de negócio e internacionalizar empresas. Nós acreditamos na economia social de mercado e nós acreditamos muito na iniciativa privada”, garantiu.

Até à data, o número total de projetos aprovados ascende a 3255.