Pontinha desaparece com a subida do nível da água do mar até ao ano 2050 (veja o mapa das zonas alagáveis)

Foto retirada do mapa divulgado pelos cientistas.

As alterações climáticas estão aí e já há simulações sobre o impacte da subida do nível da água do mar nas nossas zonas costeiras.

Um estudo da revista científica “Nature Communications” revela quais as zonas costeiras que podem estar ameaçada pela subida do nível do mar até 2050.

Veja  aqui o mapa das zonas alagáveis.

No mapa interativo disponibilizado pelos autores do estudo em colaboração com a organização Climate Central, são várias as zonas “vermelhas” assinaladas na Madeira: Pontinha, marina do Funchal e cais, ribeira da Boaventura (Santa Cruz), Parque Desportivo de Água de Pena, cais de Machico, algumas zonas do Caniçal, algumas zonas do Porto da Cruz, algumas zonas do Arco de São Jorge, piscina de  Ponta Delgada, Fajã da Areia (São Vicente), praia da Calheta, e baixa da Ribeira Brava são as zonas assinaladas no  mapa mais vulneráveis.

Segundo o Jornal Económico, desde 2006 que o nível das águas sobe em média cerca de quatro milímetros por ano, uma cifra que pode ser multiplicada por 100 se as emissões de gases com efeito de estufa continuarem inalteradas, de acordo com um relatório divulgado em setembro pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, que integra membros da ONU.

Segundo a mesma fonte o aumento da temperatura global for limitado a 2ºC acima dos valores médios da era pré-industrial, conforme prevê o Acordo de Paris sobre alterações climáticas, de 2015, o nível dos oceanos subirá cerca de 50 centímetros até 2100. Contudo, se as emissões poluentes continuarem ao ritmo atual, a subida das águas poderá ser quase duas vezes mais significativa.