Programa 14-20 aprova 49 projetos de seis milhões de euros

Calado conferencia 23 de outubroO vice presidente do Governo Regional, Pedro Calado, revelou, esta quarta-feira, que no âmbito da segunda convocatória do Programa 14-20 “foram aprovadas 49 candidaturas da Região, de seis milhões de euros”.

Calado aproveitou para realçar a importância de manter a taxa de cofinanciamento comunitário na ordem dos 85%. As declarações foram prestadas à margem da jornada técnica para os beneficiários de projetos aprovados na segunda convocatória do programa de cooperação territorial INTERREG MAC 2014-2020.

Sobre uma eventual redução da contribuição deste programa, Pedro Calado disse que esse é um dossiê que ainda não está fechado. Contudo, o governante realçou que as regiões ultraperiféricas têm batido pela importância, vital, de mantermos a taxa de cofinanciamento na ordem dos 85% como tem sido falado”.
Com a atual taxa de cofinanciamento, lembrou Pedro Calado, o Governo Regional tem de suportar os restantes 15% dos projetos, “ao reduzirmos essa taxa, estamos a pedir às regiões que aumentem o seu esforço financeiro nestas comparticipações”, rematou.
Não está em causa, explicou Pedro Calado, uma redução do envelope financeiro, pode ocorrer é que, “se a negociação for mal feita e se estivermos a reduzir esta taxa de cofinanciamento, estamos a pedir um esforço financeiro para os nossos orçamentos, sendo esse dinheiro canalizado para projetos de outras regiões”.