Madeira começa a 14 de outubro a vacinação contra a gripe, disponíveis 39 mil vacinas

gripe campanhaO Instituto de Administração da Saúde deu a conhecer, hoje, que a partir do dia 14 de outubro “será possível fazer a vacina contra a gripe nos Centros de Saúde da RAM. Estarão disponíveis cerca de 39 mil vacinas. Nos Centros de Saúde a vacina é gratuita para cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas com doenças crónicas específicas e imunodeprimidas, as grávidas, os profissionais de saúde do setor público e bombeiros.

Segundo a mesma informação, as vacinas estarão também disponíveis nas farmácias comunitárias para dispensa mediante prescrição médica, com comparticipação, aos cidadãos que não se incluírem nos grupos de vacinação gratuita. Em Portugal e na Região Autónoma da Madeira as vacinas disponíveis são tetravalentes, inclui proteção contra 4 tipos de vírus da gripe (2 do tipo A e 2 do tipo B).

“A gripe é uma infeção viral contagiosa que, habitualmente, evoluiu espontaneamente para a cura. Em situações especiais, podem ocorrer complicações graves. A vacinação é a melhor forma de prevenção, pelo que anualmente é desenvolvida uma campanha de vacinação contra a gripe, destinada aos grupos com maior risco de complicações e a profissionais que estão em contato com pessoas vulneráveis”, alerta o IASAÚDE.

O Instituto recomenda a vacinação contra a gripe a partir do dia 14 de outubro e, preferencialmente, até final do ano. Informações adicionais sobre a esta vacinação serão disponibilizadas à população nos respetivos Centros de Saúde.