Tony ou Maya? Campanha para a Comissão de Finalistas do “Liceu” arranca com reparos da Polícia

A campanha começa à entrada da Escola, como noutros anos, apesar das regras serem claras: campanha só no interior do recinto escolar.

Tony ou Maya? São os líderes das candidaturas A e B à Comissão de Finalistas da Escola Secundária Jaime Moniz. Pouco depois das 7 horas da manhã, os estudantes mobilizaram-se e, antes do primeiro toque das aulas da manhã, já se manifestavam no exterior, frente ao Edifício Freitas. Mas com a Polícia a repreender e a identificar os respetivos jovens, pelo facto de terem desrespeitado o regulamento eleitoral no sentido de que a campanha se deveria fazer única e exclusivamente no recinto interior da escola.

Também é certo que, todos os anos, se repete a mesma coisa: a campanha está reservada ao interior da escola mas os jovens, à revelia do que é acordado, optam, por sua iniciativa, por começar no exterior, causando alguns constrangimentos na via pública.

O calor do primeiro e único dia de campanha e os ímpetos da juventude falaram mais alto e a disputa renhida começou mesmo na via pública, com cada candidatura a ver quem conseguia puxar mais alto da voz.

Ao primeiro toque para as aulas, os estudantes dispersaram e correram para as salas sob o olhar vigilante de dois agentes da autoridade que lamentaram ainda o facto de alguns jovens já terem ingerido álcool logo no início da manhã.

Curiosamente, os líderes das candidaturas não querem que se mencione os seus sobrenomes, para salvaguardar as respetivas famílias, dizem, com evidente preocupação, uma vez que são figuras públicas. Também se mostraram preocupados com os excessos registados pela PSP.

Ana Isabel Freitas, presidente do conselho executivo da ESJM, explica que o regulamento eleitoral é bem conhecido pelos jovens. Já decorreu uma sessão prévia de esclarecimento, que contou com a participação dos alunos, dos responsáveis das escolas, da PSP e da UCAD. Logo, a campanha no exterior é à revelia da escola e das normas acordadas.

Também ao contrário dos anos anteriores, a campanha foi encurtada para apenas o dia de hoje. O ato eleitoral decorre já amanhã, entre as 9h30 e as 14h00.

Recorde-se que, a eleição da Comissão de Finalistas tem por objetivo principal a organização da viagem a Punta Umbria, que normalmente acontece nas férias da Páscoa.