Miguel Silva Gouveia inaugurou exposição de Emanuel Aguiar

O edil funchalense, Miguel Silva Gouveia, marcou ontem presença no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, para a inauguração da exposição que celebra os 40 anos de carreira do artista plástico madeirense Emanuel Aguiar.

Miguel Silva Gouveia considerou uma honra para o Funchal receber esta exposição, “acreditando que este é um momento especial também para o artista, que expõe agora num espaço de referência da cidade os trabalhos que reflectem 40 anos de intensa dedicação à criação artística. O Emanuel Aguiar é um artista do mundo, está representado pelas suas colecções em diversos países, e faz toda o sentido ter agora no Funchal um resumo da sua história, o que é também motivo de orgulho para todos os funchalenses.”

O presidente referiu também que a CMF tem apostado em apoios às actividades culturais, “porque não falta talento na nossa Região, muitas vezes o que falta é a forma certa de impulsionar os nossos artistas, e como tal, temos promovido estas parcerias no sentido de divulgar o trabalho, por um lado, e de proporcionar aos funchalenses uma oferta diversificada e oportunidades singulares como esta.”

Emanuel Aguiar nasceu na Madeira em 1959, estudou em Nova Iorque, no “The Art Students League”, em 1978, e na “National Academy of Design School of Fine Arts”, em 1982. A sua obra plástica é uma crítica à sociedade global, estando representada em colecções privadas em Espanha, Inglaterra e Finlândia. Em Portugal, está representado em colecções privadas na Fundação Mário Soares, Fundação Ouro Negro – Raul Indipwo, Museu de Arte Contemporânea e no Universo de Memórias João Carlos Abreu. Já realizou exposições na Finlândia, Holanda, Inglaterra e Espanha, sendo que as suas obras, com a presença forte de azul e dourado, convergem entre o abstracionismo lírico e o surrealismo.

A exposição intitulada “Emanuel Aguiar, 40 anos a criar” reúne 30 obras do artista e estará patente no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, até ao próximo dia 31 de Outubro.