Discurso direto – “Nascemos cidadãos e assim iremos permanecer”

Élvio Sousa
Élvio Sousa, cabeça de lista pelo JPP às Regionais de 22 de setembro.

POR ÉLVIO SOUSA

“O Juntos Pelo Povo (JPP) nasceu de um movimento de cidadãos em Santa Cruz. E se dos fracos não reza a história, esta ‘estória’ deste movimento é hoje um exemplo do que deve ser a política.

Hoje partido com representação parlamentar, guia-nos o instinto que, em 2009, juntou um grupo de pessoas com um objetivo: tornar a política regional mais interventiva do ponto de vista do cidadão.

Se em 2013 o JPP ganha a câmara municipal de Santa Cruz, dois anos depois os eleitores deram-nos a confiança de um grupo parlamentar.

Dez anos volvidos depois da sua génese de criação, o JPP continua a assumir esta postura de partido fiscalizador, intuitivo, de bandeiras que realmente preocupam a população. Quer seja a que nos elegeu, quer seja aquela que nos olha como percursora de uma práxis política diferente do habitual, em que é realmente o povo quem “mais ordena”.

Regionais 2019

Basta recordar quem tem presidido às sessões solenes da autarquia de Santa Cruz: pessoas do povo.

Esta unidade, esta cumplicidade com o povo tem permitido que nos apelidem de ‘verdinhos’ ou ‘gauleses’.

Se há lições que a história nos dá – e neste caso a história aos quadradinhos – é que os verdadeiros gauleses liderados por Astérix e Obélix são exemplos de defesa de um bem comum plasmado na terra e nos princípios básicos da vida.

Iremos permanecer neste registo que aposta na cidadania, na participação cívica sem amarras, no registo de ter a coragem política de apontar o dedo a quem da Madeira faz a sua “coutada”.

Élvio Sousa