Jorge Carvalho anuncia manuais digitais para alunos do 5º ano de escolaridade

O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, marcou hoje presença no encontro de professores de Matemática “MadeiraMat 2019”, que se realiza na Região. “A Matemática tem um carácter estruturante nas mais diversas áreas do conhecimento”, considerou na oportunidade. Valorizar a Matemática, declarou, “é uma responsabilidade não apenas dos professores, mas das famílias, das instituições”, alegou. E tal, concluiu, está a ser feito, como demonstrado, inclusive, “pelos resultados dos nossos alunos, cujos desempenhos têm vindo a sofrer melhorias significativas ao longo dos últimos anos”.

Por parte da Secretaria Regional da Educação, declarou, “procuramos criar as condições nas nossas escolas para que esse processo seja mais facilitador”.

“São vários os projectos que desenvolvemos nas escolas e junto dos nossos alunos”, declarou, “no sentido de desmontar aquele preconceito de que a matemática e todo o raciocínio lógico têm uma dificuldade à partida”.

Como tal, citou o projecto “Agente X”, que visa essencialmente envolver os alunos com a prática e as lógicas matemáticas, fora da sala de aula, de uma forma lúdica e envolvendo as próprias famílias.

Aproveitou a circunstância para desejar um bom ano lectivo, que agora se inicia, e disse que no segundo mês desse ano lectivo, “vamos desmaterializar toda a componente física dos manuais no 5º ano de escolaridade; os manuais digitais serão introduzidos em todas as escolas da Região para todos os alunos do 5º ano. Um desafio para os docentes, admitiu. Mas os alunos, assegurou, “têm competências digitais já instaladas”.