Governo Regional testemunha “o mais profundo pesar” pela morte de Emanuel Rodrigues

emanuel-rodrigues

Uma nota da Quinta Vigia, emitida há pouco, refere que “o Governo Regional e o seu Presidente vêm testemunhar o seu mais profundo pesar pela morte, ocorrida hoje, de Emanuel Rodrigues, presidente da Assembleia Regional entre 1976 e 1984 e um dos advogados mais conhecidos da praça madeirense”

Nesta hora, o Executivo madeirense e o seu presidente, Miguel Albuquerque, acrescente a mesma nora, “vêm endereçar à família enlutada os mais sinceros pêsames e associar-se à sua dor”.

Emanuel Rodrigues foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (então Assembleia Regional), durante oito anos, desde 1976, altura em que foi instituída a Autonomia e implantado o primeiro parlamento madeirense.

O causídico foi ainda deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), que viria a aprovar a primeira Constituição da República depois do 25 de Abril, tendo sido eleito deputado, pelo PSD. para o primeiro parlamento regional, nas eleições de 1976. Em 1984 abandonou o parlamento madeirense para se dedicar, de forma ativa e exclusiva, à advocacia.

Emanuel Rodrigues nasceu no dia de Natal, a 25 de dezembro de 1943 (tinha 76 anos) e morreu vítima de doença prolongada.

É este Ilustre Madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente (a quem ligavam ao falecido ligações profissionais e de amizade já de vários anos) pretendem homenagear, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região e da Autonomia.