O Município de Câmara de Lobos assinou hoje um protocolo de colaboração com as secretarias regionais da Saúde, Inclusão Social e da Educação, visando a a formalização de uma parceria para a execução do projecto Passo-a-Passo, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que visa apoiar, de forma individual e personalizada, crianças e jovens com necessidades educativas especiais para promover competências para o desenvolvimento pessoal, social e educacional.
Os protocolos de parceria foram assinados hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, e dos secretários regionais da Inclusão Social, Rita Andrade, e da Saúde, Pedro Ramos.
«Passo-a-Passo» é um projecto da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, co-financiado pelo PRODERAM, através do qual se pretende disponibilizar à população infanto-juvenil do concelho, um conjunto de serviços e apoios nas áreas da terapia da fala, da psicologia, da psicomotricidade e serviço social, tendo em vista o desenvolvimento global e integração educativa de crianças e jovens que frequentam o ensino básico que sinalizadas com necessidades educativas especiais. O projecto, com a duração de dois anos, já está em fase de implementação. As famílias de crianças e jovens do concelho que apresentem necessidades educativas especiais, poderão proceder à inscrição para aceder aos apoios sociais que serão disponibilizados pela autarquia a partir do próximo ano lectivo.
Na cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação a vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, referiu que este projecto é pioneiro na RAM, adiantou que foram já sinalizadas cerca de 50 crianças, de todo o concelho, que frequentam o primeiro ciclo, a quem passarão a ser disponibilizados serviços de apoio pedagógico e socioeducativos, complementares às respostas já disponibilizadas pelo sistema de ensino.
A operacionalização deste projeto conta com o apoio de diversos serviços do Governo Regional da Madeira, nomeadamente da Segurança Social, da Educação e do SESARAM, refere uma nota de imprensa.
No acto de assinatura do protocolo, Pedro Ramos sublinhou o papel desempenhado pela Câmara na criação de serviços e respostas sociais de proximidade para a população. Salientou ainda que o presente projecto vem criar novas respostas sociais e educativas para um público com necessidades específicas, em matéria de apoio social e escolar. “Este projeto evidencia aquela que deve ser a articulação que deve existir entre o Poder Local e o Governo Regional em prol do bem comum”, disse.
O projecto «Passo-a-Passo» abrange a prestação de serviços psico-educativos nas áreas da terapia da fala, da psicologia e do serviço social às crianças e jovens de todas as freguesias do concelho, estando programada a realização de atendimento descentralizado em todas as freguesias. Numa óptica de proximidade com a comunidade local, a equipa do projecto Passo a Passo irá deslocar-se às cinco freguesias que compõe o concelho, nomeadamente, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (sede), na Casa do Povo da Quinta Grande e do Jardim da Serra, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos – Pólo do Curral das Freiras.
As famílias e público interessado nos apoios disponibilizados poderão contactar os serviços sociais da autarquia e proceder à respectiva inscrição.