Feira do Livro do Funchal abre hoje e vai até 2 de junho, Salvador Sobral e Maria João atuam às 20 horas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Feira do Livro começa hoje e vai até 2 de junho na Avenida Arriaga. Foto Rui Marote
Salvador Sobral feira doi livro maio de 2019
Salvador Sobral atua hoje, dia da abertura da Feira do Livro do Funchal.

A 45ª Feira do Livro do Funchal tem inicio esta sexta-feira, 24 de maio, na Avenida Arriaga, onde já decorrem os últimos preparativos, prevendo-se até 2 de junho o lançamentos de livros, encontros literários, concertos, performances e muita animação.

Logo no dia de abertura, um momento musical com o concerto do projeto MUTRAMA, que é o primeiro a subir ao palco do evento, pelas 20h00. Salvador Sobral, vencedor do “Festival da Canção 2017” e a cantora de Jazz Maria João Grancha juntam-se a André Santos, Mariana Camacho, Desidério Lázaro, Joel Silva e António Quintino Reis no Palco Principal

Ao longo da placa central estão presentes 25 expositores de editoras, livreiros, alfarrábios e um expositor com duas rádios regionais. Durante 10 dias estarão presentes 62 autores, numa edição que inclui conversas e encontros literários, sessões de autógrafos, lançamentos e apresentações de livros, 19 concertos, 3 espetáculos de teatro, performances de rua e um espaço especialmente dedicado ao público infantojuvenil no Largo da Restauração.

Uma informação sobre o evento revela que “uma inovação da Feira neste ano foi o convite a Maria Fernandes, uma jovem poetisa madeirense, para realizar a curadoria de toda a vertente da poesia da Feira. A seu convite irão acontecer diversas atividades, desde conversas temáticas, apresentações de novas obras da poesia contemporânea Portuguesa, espetáculos de poesia encenada e musicada e uma oficina de artes denominada Poesia em Transmutação”.

Dos autores presentes na Feira do Livro do Funchal, destaque para Itamar Vieira Junior, Afonso Cruz, Itamar Vieira Junior, Pedro Chagas Freitas, Irene Pimentel, Valério Romão, Dalila Teles Veras, Luis Filipe Sarmento, Padre Martins Júnior e Dom Nuno Brás.

Prémio Leya 2018

A mesma informação dá conta que “o escritor Brasileiro Itamar Vieira Junior estará no palco da Avenida Arriaga, no dia 26 de maio às 16h00 para e apresentação do livro “Torto Arado”. Foi com o romance “Torto Arado” que o Itamar Vieira Junior saiu vencedor da edição de 2018 dos Prémios Leya. A obra narra uma comovente história de personagens que atravessaram o tempo, passando por situações de vida e morte, combate e redenção, sem nunca conseguirem sair do anonimato.

Dando a conhecer…

Pelo 2º ano consecutivo, sempre às 15 horas, a organização volta a ter conversas à volta de autores madeirenses com o objetivo de dar a conhecer a literatura, a sua vida e obra. Falaremos sobre Maria Aurora, José Agostinho Baptista, Rui Santos, Manuel Campanário, Ana Margarida Falcão, José Viale Moutinho, Viscondessa das Nogueira, Camões Pequeno – Francisco Alvares de Nóbrega, Maria do Carmo Rodrigues e José Tolentino Mendonça

Música na Feira

O recinto da 45ª Feira do Livro também terá momentos musicais, sendo que “a autarquia apostou na presença de diversos músicos nacionais e regionais, onde se destacam a presença de Salvador Sobral e Maria João que se juntam aos músicos madeirenses André Santos e Mariana Camacho no projeto de reinvenção da música tradicional madeirense MUTRAMA. Este projeto, apoiado desde o primeiro momento pela Câmara Municipal do Funchal teve estreia nacional no Baltazar Dias em 2018”.

Destaque ainda para as presenças de The Soaked Lamb, Rita e Bruno Santos, Combo Jazz, Banda dÁlém, Bossa Livre, João Borges, Vértice, Fado das Quinas, Xarabanda, Franco e os Cordofones, Apanhados com a Boca na Palavra, Akustic Junkies, Por Terras de Zeca, Orquestra Clássica da Madeira com um concerto comemorativo do Dia da Criança e o concerto de Rebeca Oliveira.

A inovação a nível musical este ano foi lançar o desafio a grupos musicais regionais para cantar músicas com poemas de autores consagrados, como Vasco Graça Moura, Florbela Espanca, Caetano Veloso, Alexandre O´Neill, Bob Dylan (prémio nobel da literatura 2016) e Leonard Cohen. Estes espetáculos serão realizados pela Márcia Aguiar, Tiago Sena Silva, Banda Distrital do Funchal, Miguel Pires, Vânia Fernandes e Elisa Silva.