Edilidade machiquense assinou protocolo com a Associação Dignitude

A Câmara Municipal de Machico assinou hoje um protocolo de cooperação com a Associação Dignitude, nos Paços do Concelho, com a presença de Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e Procuradora da Direcção da referida Associação.

Este protocolo de cooperação, ao qual se associam as farmácias do concelho, facultar medicamentos à população carenciada de Machico, numa vertente de cariz social e solidário, garantindo-se o acesso aos medicamentos através do projecto “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa da Associação Dignitude, que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias, refere a edilidade machiquense.

A ajuda do Município de Machico, no âmbito do presente protocolo, traduzir-se-á em 100 euros atribuídos através do cartão “Abem” a cada munícipe que esteja inscrito no programa de ajuda solidária de medicamentos. O montante referido será concedido anualmente, refere comunicado de imprensa.

A Associação Dignitude visa o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social. O programa “Abem” pretende garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica e que seja portador de receita médica. A sua operacionalização está alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas.