JPP critica estado da estrada do Lombo das Faias e dá prazo de 30 dias para a recuperação da mesma

O Juntos pelo Povo considerou hoje que a estrada do Lombo das Faias, em Santo António da Serra, “está em condições deploráveis, por desleixo da autarquia de Machico”, mas não só, conforme salientou o deputado Carlos Costa, esta manhã, no local. O parlamentar apontou que o temporal de 29 de Novembro de 2013 agudizou ainda mais o mau estado da via. “Além disso, devido às obras na Estrada Regional /ER102 que liga à Portela, a alternativa rodoviária recaiu na Estrada Lombo das Faias, onde circulavam diariamente camiões, autocarros máquinas retroescavadoras e automóveis ligeiros”, refere uma nota do partido.

Carlos Costa recordou que o deputado do JPP na Assembleia Municipal de Machico, Emanuel Gaspar, apresentou em Novembro de 2018 um projecto de recomendação para o executivo camarário solucionar o problema. “A resposta do presidente Ricardo Franco foi “…quem estragou que arranje!”, imputando as responsabilidades ao GR e à empresa de construção”.

O JPP lamenta, pois, que a população seja prejudicada por esta situação e que “ninguém queira assumir a responsabilidade de melhorar as condições do piso da estrada do Lombo das Faias”, mesmo quando existe orçamento ao dispor, quer na autarquia, quer no Governo Regional.

“Na Câmara existe financiamento para reparação e manutenção das vias públicas, com valores de 300 mil euros. Já no PIDDAR/19, estão previstos para a conservação e manutenção em diversas Estradas Regionais valores de 3,4 Milhões de euros, para reabilitação de Pavimentos de Estradas Regionais 23,1 Milhões de euros e para prevenção e mitigação do risco de derrocada nas Estradas Regionais 30 Milhões de euros”, referiu Carlos Costa, avisando: “Vamos dar um prazo de 30 dias à Câmara de Machico e ao Governo Regional para recuperarem esta estrada. Caso contrário, vamos encontrar solução para este problema, junto da população.”