Horários do Funchal em projeto que visa a mobilidade sustentável para turistas

A empresa Horários do Funchal está a participar, com a colaboração da Direção Regional de Economia e Transportes, no projeto DESTI-SMART, integrado no programa Interreg Europe e liderado pela Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Salónica, na Grécia.

O projeto de cooperação inter-regional europeu, tem como objetivo a promoção do intercâmbio e teste de soluções no âmbito da mobilidade sustentável para turistas, com vista a progredir na descarbonização da economia europeia e disseminar boas práticas ao nível local e regional.

Para além da Madeira e da Grécia, outras cinco regiões estão envolvidas no projeto: Sardenha (Itália), Bremerhaven (Alemanha), Hastings (Reino Unido), Mallorca Island Council (Espanha), Greenways Association (Letónia), Lake Balaton (Hungria) e Pafos (Chipre). O projeto representa um investimento total na ordem dos 1,8 milhões de euros, cofinanciado em 85% por pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

No caso da Madeira, o projeto irá focar-se em cinco áreas de intervenção, precisamente, a intermodalidade, acessibilidade, promoção do uso de modos de transporte suaves complementares ao transporte público (caminhada e ciclismo), na mobilidade elétrica e por fim nos transportes públicos. Este último tema tem um foco relevante considerando as próximas etapas definidas no PIETRAM (Plano Integrado Estratégico de Transportes da Região Autónoma da Madeira 2014-2020), da responsabilidade da Vice-Presidência, relativamente à melhoria do sistema de transportes públicos regionais.

O DESTI-SMART foi apresentado no dia 17 de janeiro ao grupo de acompanhamento do projeto, constituído por várias entidades institucionais, entre as quais organismos governamentais e representantes dos concelhos da Região, e outros parceiros ligados ao sector dos transportes e do turismo. Ao todo participaram a este evento 35 entidades ligadas aos setores da mobilidade e do turismo na Região Autónoma da Madeira.

Este novo projeto está em linha com um conjunto de outros projetos que têm vindo a ser desenvolvidos pela Horários do Funchal nas áreas da mobilidade sustentável e da promoção do transporte público e que refletem a preocupação ambiental e social da instituição, entre os quais se destacam o projeto CIVITAS DESTINATIONS, que está a decorrer, e já realizados, o SEEMORE, o civitas mimosa, o AD PERSONAM e o Mobilidade Mobilidade Inovadora e Sustentável no Funchal (Intervir+).

Na reunião do grupo de trabalho discutiu-se a importância da renovação da frota, com viaturas a Diesel menos poluentes, que cumpram a norma Euro 6, a aquisição de viaturas movidas a energia elétrica, e a implementação de um sistema tarifário integrado, como exemplos de medidas que visam a melhoria da qualidade ambiental. Estas medida enquadram-se na estratégia do PIETRAM.