Saiba tudo sobre as alterações de trânsito e de estacionamentos no Funchal para este último dia do ano

FIM DO ANO FUnchal
São várias as alterações de trânsito no Funchal para este 31 de dezembro de 2018.

Tendo em vista a afluência de milhares de pessoas para o centro da cidade do Funchal, neste último dia do ano de 2018, com o condicionamento de trânsito e da colocação de postos de fogo, as autoridades adotaram alguns procedimentos que a população deve acolher e respeitar, segundo alerta a Câmara do Funchal e a Polícia de Segurança Pública, sobretudo em matéria de estacionamento nas diferentes artérias da cidade.

A Polícia já avisou que, em matéria de condução com o álcool, a tolerância será zero, chamando ainda a atenção para os cuidados a ter quando cada condutor pretender encontrar o seu melhor lugar para deixar o carro, além dos lugares disponíveis nos parques de estacionamento, sendo importante estacionar de modo a permitir o funcionamento da circulação automóvel, bem como permitir situações de eventual emergência.

Assim, fique a saber quais as alterações de trânsito para este 31 de dezembro:

  • Até às 16h00 do dia 01.01.2019 (Terça), fica interrompido o trânsito no arruamento localizado a este do Polidesportivo de São Gonçalo (entrada n.º 338).

DIA 31.12.2018 (Segunda) – Das 20h00 até às 02h00 do dia 01.01.2019, ficará interrompido o trânsito automóvel:

. Na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul e norte), entre a Rotunda Sá Careiro e a Rua José da Silva Saca, Rua Artur Sousa Pinga, Largo dos Varadouros, Rua 5 de Outubro, a sul da Ponte do Bazar do Povo, Rua Visconde Anadia, a Sul da Ponte do Mercado, Av. Zarco (troço a Sul da Av. Arriaga) e Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro (a sul da Av. Arriaga, exceto acesso ao parque de estacionamento). Nestes arruamentos será permita a circulação de viaturas afetas ao evento e entidades autorizadas.

. Na Rua Estados Unidos da América, no troço compreendido entre a Avenida do Colégio Militar e a Rua da Levada dos Barreiros funcionará apenas no sentido ascendente.

. No Caminho das Voltas, entre o Caminho do Meio (Jardim Botânico) e o Largo do Miranda, funcionará apenas no sentido ascendente. O trânsito no Caminho do Meio, entre o Largo do Miranda e o Caminho das Voltas (Jardim Botânico) funcionará apenas no sentido descendente.

. Na Estrada dos Marmeleiros, no troço entre a Estrada do Livramento e o Caminho da Portada de Santo António, funcionará apenas no sentido ascendente.

. Na Estrada da Camacha, troço entre Estrada da Boa Nova e a Estrada Regional 204 (Estrada do Aeroporto) funcionará apenas no sentido ascendente (sul/norte), bem como a Estrada Regional 204 (Estrada do Aeroporto), funcionará apenas no sentido oeste/este entre a Estrada da Camacha e a Rua Conde Carvalhal.

. Na Rua 4 de Abril, no troço entre o Largo Charles Conde de Lambert (rotunda) e oCaminho das Virtudes.

. No Caminho da Casa Velha, troço entre a Rua do Clube da Choupana e o Caminho da Lindinha;

. Na Rua Dr. Fernando José Martins D’Almeida Couto, entre a Travessa Dr. Fernando Martins D’Almeida Couto (junto da Rotunda) e a Rua Professor Fernando Ferreira.

Das 20h00 às 23h30 do dia 31.12.2018 e entre a 00h20 e as 02h00 do dia 01.01.2019, o trânsito na Rua Conde Carvalhal, no troço entre a Estrada da Camacha e a Estrada 204 (Estrada do Aeroporto) funcionará apenas no sentido descendente. Como alternativa deverá ser utilizada a Estrada da Camacha em direção à Estrada Regional 204 (Estrada do Aeroporto) que para o efeito, funcionará apenas no sentido ascendente.

Das 23h30 até à 00h30 do dia 01.01.2019, fica totalmente interrompido o trânsito automóvel na Rua Conde Carvalhal, no troço entre a Estrada da Camacha e o acesso à Via Rápida (sentido Santa Cruz/Funchal). Como alternativa, deverá ser utilizado no sentido ascendente, a Rua Conde Carvalhal em direção à Estrada da Camacha que para o efeito funcionará apenas no sentido ascendente (sul/norte), no troço entre a Rua Conde Carvalhal e a Estrada Regional 204 (Estrada do Aeroporto) e em alternativa ao sentido descendente deverá ser utilizado o acesso à Via Rápida a partir da Rua Conde Carvalhal.

VIA RÁPIDA (VR1)

O trânsito será interrompido entre as 23h30 do dia 31.12.2018 à 00h30 do dia 01.01.2019, nos seguintes troços:

  • Sentido Funchal/Aeroporto (lado sul): Corte de trânsito na via de trânsito da direita, em cinquenta metros antes e depois do km 21.3;
  • Sentido Aeroporto/Funchal (lado norte): Corte de trânsito na via de trânsito da direita, em cinquenta metros antes e depois do Km 21;
  • Sentido Aeroporto/Funchal (lado norte): Corte da via esquerda 50 metros antes e depois do Km 17.4;
  • Sentido Funchal/Aeroporto (lado sul): Corte da via esquerda 50 metros antes e depois do Km 1Z.

TRANSPORTES PÚBLICOS (HF e SG)

As paragens de transporte público alternativas, em funcionamento das 20h00 às 02h00, estarão localizadas no Campo da Barca, Rotunda Santiago Menor, Rua 31 de Janeiro (C.C. Bom Jesus), Av. Calouste Gulbenkian (Ed. 2000) e na Av. do Infante (junto à Escola Cristóvão Colombo).

ESTACIONAMENTO E TÁXIS

  • Das 22h00 do dia 30.12.2018 às 16h00 do dia 01.01.2019, fica proibido o estacionamento no parque localizado no Caminho do Pilar, junto à saída da Via Rápida, no parque de estacionamento da Estrada Luso Brasileira, sob o viaduto da Via Rápida, no parque localizado na Rua Professor Fernando Ferreira (a sul das Piscinas dos Álamos) e nos parques de estacionamento localizados na Rua Maximiano de Sousa “Max”, Rua Dr. Fernando José Martins D’Almeida Couto e no parque a norte da Estrada da Universidade;
  • Das 20h00 do dia 31.12.2018 às 02h00 do dia 01.01.2019, será proibido o estacionamento na Av. Sá Careiro, Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses e Largo do Lazareto, bem como, serão desativadas as Praças de Táxis da Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses, Largo do Socorro, Largo dos Varadouros e Av. Sá Carneiro.
  • Das 23h30 do dia 31.12.2018 à 00h30 do dia 01.01.2019, será proibido o estacionamento na via pública num raio de 200 metros do Miradouro do Pináculo