Casas do Caramujo (São Vicente) reconstruídas para ser cenário do filme “Cartas de Fora”

Fotos DR.

O Filme “Cartas de Fora” esteve este fim de semana, nas casas do Caramujo – Ginjas, nas serras de São Vicente.

As filmagens ocorreram após uma semana de intenso trabalho na reconstrução das mesmas e o cenário recriou a vida na aldeia.

A produção procurou um retrato fiel da Ilha da Madeira nos anos 40 e 50.

No cenário destaca-se a existência de uma gangorra. Brinquedo tradicional, uma espécie de baloiço formado por dois paus, geralmente de pau-de-louro e de grande envergadura.

O filme contou com a presença da característica figura da época, o “Caixeiro” representada pelo pediatra José Luís Nunes, o qual retratou os caixeiros que iam pela ilha à procura de bordadeiras.

Nessa época o bordado é um produto relevante na economia familiar dos madeirenses e da ilha, por força da grande procura e valorização por parte dos estrangeiros.

No local, a assistir às filmagens, esteve o Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, secretário regional com a tutela da agricultura, vinho e artesanato, elementos essenciais e retratados ao longo de todo o filme.

A realização do filme contou com a participação ativa da população do concelho de São Vicente.

As filmagens foram particularmente difíceis devido à chuva que se fez sentir o dia todo o que levou a várias paragens.

Não obstante, o realizador Luís Miguel Jardim conseguiu cumprir com a programação de filmagens agendada para o fim de semana.