Alunos madeirenses estiveram na Áustria em intercâmbio Erasmus+

Como parte do projecto europeu Erasmus + “Enhancing students and teacher success through STEM education”, 25 crianças do ensino básico dos países parceiros Portugal EB1/PE da Lombada, Madeira), Finlândia, Eslováquia, Roménia e Bulgária visitaram durante a semana de 11 a 17 de Novembro a escola primária de Oberwart, no contexto do Programa Erasmus Plus, refere uma nota de imprensa.

O foco esteve em pesquisar e descobrir pelo a aprender a aprender e a comunicação foi feita na língua inglesa.  Diversos projectos científicos relacionados com a ciência, a matemática e a engenharia foram explorados, com a realização de actividades ao ar livre na floresta. Estas actividades foram orientadas por educadores florestais.

“Foi uma semana repleta de actividades orientadas pela escola anfitriã.  onde se destacou o ensino da programação para os alunos e professores. Para tal houve uma Hackathon, onde os alunos dos diferentes países e em grupos formados heterogeneamente exploraram dados abertos, desvendaram códigos e sistemas lógicos, discutiram novas ideias e desenvolveram projetos usando os kits LEGO WeDo sempre numa abordagem de design criativo”, refere a nota.

Nos últimos dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar ao público em geral as suas criações de lego e explicá-las, evento esse que teve lugar em Graz na “Interpaedagogica Graz” e no “e-Learning congress”. Ainda visitaram o Museu Técnico de Viena onde puderam assistir a uma demonstração de alta voltagem, bem como realizar diversas tarefas em diferentes estações de ciência.

Acompanharam os cinco alunos da escola a esta mobilidade a coordenadora Rosa Lisa Gaspar, a docente Lisete Ferro e Augusto Martins.

 

Rosa Luisa Gaspar

Coordenadora do projeto europeu

19-11-2018