“Job Shadowing” na EB1/PE da Lombada

Quatro directores de diferentes escolas da Dinamarca visitam durante esta semana a EB1/PE da Lombada Ponta do Sol no âmbito de um projeto Erasmus Acção Chave 1 – Job Shadowing intitulado “Comunidades de aprendizagem profissional – garantindo a qualidade de oportunidade”, refere aquele estabelecimento de ensino.

Geograficamente falando, o município de Varde está localizado na parte sudoeste da Dinamarca e estende-se por 1256 km2 – tornando-se o quinto maior município da Dinamarca.

O grande objectivo de Varde é desenvolver a cooperação com os contactos ligados pelos professores, directores e consultores e participar em mais projcetos transnacionais, incluindo também os alunos como participantes activos. Projectos transnacionais com foco na qualidade de oportunidades para todos e uma maior consciência da cidadania europeia, refere uma nota.

Ao longo desta semana, os docentes reunir-se-ão com a direcção da escola e a coordenadora dos projectos Erasmus, Rosa Luisa Gaspar.

Assistirão a aulas de Inglês, música, desporto e ainda a algumas actividades pontuais curriculares bem como na sala do pré-escolar.

Nestas aulas serão abordados conteúdos de índole cultural com grande enfoque ao trabalho colaborativo. Para além das aulas, os docentes participarão em sessões de trabalho e partilha de boas práticas com os colegas portugueses que têm participado em cursos durante as mobilidades no estrangeiro abordando diversas temáticas.

Haverá ainda lugar a planificação conjunta, partilha de materiais, troca de ideias sobre metodologias inovadoras, utilização das TIC e tecnologias móveis em contexto de sala de aula. Para tal a sala de ambiente inovador da escola, Lombada Innov@tive Lab, servirá em pleno na abordagem de novos conceitos e experiências.

Dar-se-á enfoque ao programa educativo português atentando na nova proposta da flexibilidade curricular que está a ser implementado na escola, não descurando o papel das comunidades de aprendizagem profissional – como garante da qualidade das oportunidades no fornecimento às escolas as competências reforçadas que, num contexto internacional, podem apoiar e garantir a qualidade de oportunidades para todas as crianças e jovens que no futuro se tornarão cidadãos activos em um mercado globalizado.

Não menos importante, o encontro ajudará certamente a promover a ilha como destino turístico, através de visitas guiadas, para que se possa dar a conhecer a cultura, enfatiza o comunicado.

Na próxima quarta-feira, dia 26 de Setembro, o grupo de professores será recebido, pelas 10 horas, pelo director regional de educação, Marco Gomes.