União das Associações de Antigos Alunos dos Seminários Portugueses – UASP, visita a Madeira e Porto Santo, de 15 a 22 de Setembro

Manuel Gama

O Grupo UASP chega amanhã ao Funchal, para uma visita de oito dias, com 55 associados, que vêm à descoberta da Madeira e Porto Santo, 600 anos depois de Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.

O seu programa inclui visitas aos pontos principais da Ilha, aos seus museus, nomeadamente o de Arte Sacra, Frederico de Freitas, o Jardim Botânico, igreja do Colégio, Catedral, Igreja do Monte, Terreiro da Luta, Capela do Senhor dos Milagres, Convento de São Bernardino e Igreja do Carmo, no Funchal, onde vão começar este sábado a sua digressão com a celebração da Eucaristia, às 18, 30, seguida de jantar e visita ao Almirante Reis, Zona Velha e baixa do Funchal.

No domingo realizam a grande volta à ilha, segunda-feira apresentam cumprimentos os Bispo do Funchal, às 15h00, e logo visitam o Colégio e a Catedral, participando na Missa das 18h00.

Na terça-feira, estão visitando a Capela do Senhor dos Milagres, na quarta o Convento de S. Bernardino em Câmara de Lobos. Na quinta viajam ao Porto Santo e no sábado rumam a Lisboa.

Vão também saborear a gastronomia madeirense, nos restaurantes típicos da Nossa Região.

Entre os ilustres visitantes, encontram-se Mons. Luciano Guerra, ex-reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Artur Oliveira, ex-diretor do Coro de Fátima, e o Pe. Armindo Janeiro, ex-reitor do Seminário de Leiria, Pároco de Ourem e presidente da União.

Os restantes são antigos Alunos dos Seminários Portugueses que, não tendo sido sacerdotes, ocupam posições de relevo e serviço na sociedade portuguesa, tanto no campo cultural como social, exercendo as mais diversificadas profissões: advogados, professores, alguns dos quais desfrutando já da sua posição de reforma.

A UASP  foi fundada a 17 de setembro de 2011, há portanto 7 anos.