Freguesia da Ilha vai homenagear emigrantes com dia de festa

DiaEmigrante2018_CARTAZO cantor Sérgio Rossi é o cabeça de cartaz da XV edição do Dia do Emigrante, a 12 de agosto na freguesia da Ilha, numa organização da Casa do Povo local. A atuação está prevista para as 21 horas.

Relativamente ao programa para esse dia, a organização revela que o mesmo começa pelas 11 horas, com André Brito, seguido de Avelino e Daniel Alves, sendo que pelas 13h00, haverá transmissão do programa Abraço da Madeira, da RDP Madeira, em direto da freguesia da Ilha para todo o mundo.

Pelas 13h45, tem lugar a receção às entidades oficiais, emigrantes e residentes, no adro da Igreja local, seguindo-se a Missa a Nossa Senhora do Rosário e a sessão solene com a presença do vice – Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, pelas 15h15.

Dando lugar à informação, segue-se a conferência com a temática “A nova vaga da migração”, tendo como oradora Inês Mendonça, responsável pela rede Eures na Madeira e comentadora e Sandra Vilanova, vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Brava. Segue-se a apresentação do livro “Emigração Madeirense para a Venezuela (1940-1974) de Joselin da Silva de Nascimento Gomes.

Quanto à dança, o espetáculo ficará a cargo do grupo da Casa do Povo da Ilha que abrilhantarão este encontro da diáspora madeirense com os seus números de danças rítmicas e modernas. Haverá também, momentos de música tradicional e de folclore com os grupos de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava e Grupo Folclórico do Centro Cultural de Santo António.

A parte musical fica a cargo do grupo AoAkaso, Catarina Melim & Bailarinas, Zé Alberto e Mónica Ascensão. Márcio Amaro e o DJ Andy Lux são outras das presenças.

 

.