Segurança reposta em estrada na Boaventura danificada pelos temporais de 2012

boaventuraA presidência do Governo Regional anunciou para amanhã, 31 de julho, pelas 16.30 horas, a inauguração da obra de reconstrução do troço da Estrada Regional 220, na Boaventura, que liga a Falca ao Lombo do Urzal, que ficou concluída recentemente. Com Miguel Albuquerque a marcar presença.

Segundo a mesma nota, “trata-se de mais uma obra, a executar pelo Governo Regional, de consolidação de taludes e reconstrução de plataformas rodoviárias danificadas pelos temporais que vêm assolando a ilha, nestes últimos anos. A obra está orçada em 975.000 euros”.

Lembra a mesma informação que “na sequência das chuvas intensas que assolaram a costa norte da Madeira em novembro de 2012, verificou-se a intensificação da ação erosiva da Ribeira do Porco no pé de talude que suporta a Estrada Regional 220, a cerca de 350 metros para Sul do cruzamento entre esta e a Estrada Regional 211, levando assim ao descalçamento da plataforma da estrada. Neste sentido, o Governo Regional decidiu-se pela intervenção no troço em questão, a cargo da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, visando a manutenção da exploração da Estrada Regional 220, que constitui, recorde-se, o único acesso rodoviário ao sítio da Falca, em Boaventura”.

O Governo deu conta que “foi definida a solução de consolidação do talude da Estrada Regional 220, com recurso à execução de um muro com altura máxima de 15 metros e extensão de 63 metros, fundado no leito da Ribeira. Após a conclusão do muro, o terreno no seu tardoz foi reposto até à cota da estrada, através da execução de um aterro”.