Tosquias domingo no Chão dos Terreiros com a presença de Susana Prada

As tradicionais tosquias do Chão dos Terreiros, no Perímetro Florestal do Poiso, realizam-se no próximo domingo, dia 24 de junho.

Segundo uma nota de imprensa da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, este evento é organizado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), em colaboração com a Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso (ACGSP) e irá contar com a presença da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, a partir das 11 horas.

O rebanho presente nestas tosquias é parte integrante da ACGSP e é supervisionado pelo IFCN, que define as estratégias de ordenamento e disciplina adequados à manutenção dos animais em apascentação, de modo a que os pastos existentes no Perímetro Florestal das Serras do Poiso sejam aproveitados racionalmente, sem que ocorra deterioração do coberto vegetal e do solo.

A tosquia do Chão dos Terreiros envolve aproximadamente 600 ovelhas, de 90 criadores associados da ACGSP. Estes rebanhos são o corolário do ordenamento do pastoreio que ocorreu no Perímetro Florestal das Serras do Poiso durante os anos 1960 e que se mantém até aos nossos dias, resultado da disciplina dos rebanhos, que aí são mantidos de forma racional, com a sua condução a ser realizada por pastores, que orientam os animais para aproveitarem os pastos adequadamente, sem deterioração do espaço natural.