Livro sobre tradições orais editado em São Jorge

Foto DR.

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge Cardeal D. Teodósio de Gouveia está a celebrar a Semana da Escola, numa iniciativa que decorre entre os dias 11 e 18 de maio, cuja sessão de abertura contou com a presença da presença da Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

A sessão oficial de abertura da Semana da Escola 2018, subordinada à temática “As Memória de um Povo” decorreu na passada sexta-feira, dia 11 com o lançamento do livro “São Jorge: Memórias de um Povo”, obra de recolha de tradições orais da freguesia, que teve coordenação dos professores Elisabete Ascensão, Hélder Andrade e Dina Santos.

O livro pretende ser um tributo da escola à sabedoria popular da freguesia de São Jorge e integra-se também no Ano Europeu do Património Cultural.

O programa da Semana da Escola inclui no dia 15 de maio a atuação do Grupo de música tradicional “Xarabanda”, pelas 15 horas, numa iniciativa que é aberta a toda a comunidade.

Em termos de exposições patentes na escola, é possível apreciar nesta semana os trabalhos realizados pelos alunos, alusivos à temática das tradições orais da freguesia, assim como uma outra exposição de fotografias antigas, cedidas pela junta de freguesia local, uma exposição sobre o projeto Erasmus +, e ainda uma do Parque Natural da Madeira, sobre as Ilhas Selvagens e a Freira da Madeira, a que se junta uma exposição de cariz etnográfico sobre as tradições do linho e do bordado.