Feira do Livro do Funchal com 52 autores e 25 stands, Câmara apoia edição de cinco livros

Feira do Livro 2018
Onésimo Teotónio de Almeida, Bruno Nogueira e João Pinto Coelho, entre os autores, Mico da Câmara Pereira entre as figuras da música.

O Funchal acolhe, entre 25 de maio e 3 de junho a 44ª Feira do Livro. Com 52 autores, 25 stands de editoras, livreiros, alfarrábios e duas rádios regionais. A edição deste ano inclui7 lançamentos de livros, 22 concertos, 3 espetáculos de teatro, conversas, sessões de autógrafos, um espaço dedicado ao público infantojuvenil e muita animação de rua. A apresentação ocorreu no Teatro.

Dos 17 autores nacionais presentes no Funchal, destaque para Onésimo Teotónio de Almeida (escolhido este ano pelo Presidente da República para presidir às comemorações do 10 de Junho), João Tordo, Fátima Lopes, Bruno de Almeida Amaral, José Gomes Ferreira , José Milhazes, Rui Zink, Bruno Nogueira, Álvaro Domingues e João Pinto Coelho (vencedor do prémio Leya 2017).

Segundo uma nota da Câmara do Funchal, a directora do Teatro Municipal Baltazar Dias, Sandra Nóbrega, referiu, na conferência, que “ a Câmara Municipal do Funchal irá apoiar a edição de 5 livros, A História do Livro Branco de Isabel Fagundes, Vocação Solar de Fátima Pitta Dionísio, a 1ª edição da Colecção do Teatro das professoras Luísa Paolinelli e Cristina Trindade, onde o primeiro volume será dedicado ao Baltazar Dias, vamos apoiar também novos autores como Sandro Nóbrega que irá editar em livro a sua tese de doutoramento com o título “Leitura em voz alta na aula de Português” e de Alexandra Esteireiro uma jovem autora que irá lançar o seu 2º livro”.

No sentido de valorizar e dar a conhecer o património literário da Madeira, todos os dias pelas 15h00 haverá 10 Conversas sobre autores madeirenses, enquanto na música foi destacada a aposta em artistas como Mico da Câmara Pereira, Joana Alegre (que se estreia em concertos na Região), Luís Severo (considerado o autor do melhor disco português m 2017 para os leitores da Blitz) e ainda a estreia absoluta de Carmina Belli, um projecto musical madeirense de rock alternativo.

O Teatro também irá fazer parte desta festa do livro, com a exibição de 3 espetáculos, são eles: “Sweet Home Europa” (Teatro Nacional D. Maria II), “Porta com Porta” com Sofia Alves e João de Carvalho e a produção regional “Rasgos” pelo Teatro Bolo do Caco.