Nova rede de esgotos no Curral Velho concluída em outubro

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o Vice-Presidente, Miguel Silva Gouveia, visitaram a obra em curso no Curral Velho, em Santo António, a qual incide no vale entre os sítios do Curral Velho, do Pomar do Miradouro e do Lombo dos Aguiares. A empreitada tem conclusão prevista para outubro deste ano e consiste no lançamento de uma rede de drenagem de águas residuais com uma extensão total de 1480 metros, num investimento municipal no valor de 152 mil euros.

Paulo Cafôfo destaca o facto de “o Município estar a trabalhar afincadamente no terreno, com uma série de obras de proximidade, em especial nas Zonas Altas, tal como era nosso compromisso, e cujo impacto imediato no dia-a-dia da população residente será por demais evidente.” A nova rede de esgotos doméstica vem servir os aglomerados residenciais fixados nas várias veredas transversais ao Caminho do Curral Velho, beneficiando núcleos habitacionais localizados nas imediações das veredas da Lajinha, do Ribeiro Lavadouro e do Corgo.

O Presidente enaltece que, neste caso, “serão mais 35 famílias a beneficiar desta rede de esgotos, uma população desde sempre condicionada pela falta de condições de saneamento básico nesta zona. Continuamos, pois, a fazer as obras que nunca ninguém fez e a combater assumidamente as assimetrias do Funchal, numa estratégia clara de desenvolvimento mais harmonioso do nosso território.

A intervenção em curso comporta a abertura e fecho de valas para a instalação de condutas de águas residuais e a construção de caixas de visita e ligações domiciliárias, sendo que esta não se limita às veredas, englobando igualmente troços adjacentes a uma linha de água e a uma levada de rega e, por fim, um troço com desnível acentuado, que acompanhará os dispositivos de descarga das águas pluviais da Cota 500.