Estepilha! Festival literário sem jornalistas da terra e com patrocínio duplo do Turismo

O cartaz do evento.

Com Rui Marote

Nos vários recantos da cidade do Funchal, a publicidade anuncia o Festival Literário que decorre na Madeira, de 12 a 18 deste mês. O Estepilha mira o cartaz e vê em fundo o tema “Literatura e Jornalismo: a Palavra que Prende, a Palavra que liberta”. À partida, aplauso para um evento cultural na pacata ilha. Mas, sem querer meter foice em seara alheia, o Estepilha atreve-se a deixar no ar duas questões:

  1. Se o evento versa também sobre jornalismo, tendo por palco a Madeira, onde estão os jornalistas desta terra para as preleções e o debate? Entenda-se que o Estepilha não se está a convidar ao debate, porque já deixou de acreditar no Pai Natal há muito tempo.
  2. Quem patrocina o evento? Para não deixar fluir muito a imaginação, o Estepilha foi informado de que, só do Governo Regional leva dois patrocínios da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, (Direção Regional de Cultura e Associação de Promoção da Madeira). Pois, é uma questão de cabimento orçamental… tudo em nome da cultura e do cartaz turístico.