SPEA promove novo censo sobre mantas a 7 e 8 de abril

Nos dias 7 e 8 de abril decorrerá mais uma edição do Censo de mantas/milhafres nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Escolha o seu percurso e envie os seus dados para madeira@spea.pt. Junte-se ao grupo de voluntários e colabore nesta iniciativa de cidadania ambiental. Ajude a contar o número de indivíduos e aumentar a informação da ecologia desta espécie.

Este projeto, coordenado anualmente pela SPEA, procura obter informação de base sobre as populações de milhafres/mantas existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Nos Açores, a espécie é conhecida por Milhafre ou Queimado Buteo buteo rothschildi, na Madeira é conhecida por Manta Buteo buteo harterti.

Ao contrário de outras, esta espécie não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas, por exemplo, enquanto agente controlador de pragas, como os ratos.

Neste Censo podem participar todos os cidadãos interessados em contribuir para que mais dados científicos sejam obtidos. Denomina-se esta iniciativa por Citizen Science – Cidadania na Ciência.

Saiba mais em http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/censo-de-milhafres-mantas/