Ventos e chuvas fortes voltam amanhã à Madeira, previsões de alguma “folga” para o final da tarde de hoje

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ventos e chuvas fortes regressam amanhã à Madeira. E duram até sexta. Hoje ao final da tarde, as previsões apontam para uma melhoria

A Madeira mantém-se sob efeitos do mau tempo há duas semanas. Primeiro foi uma depressão, agora é outra. Para hoje, as previsões apontam para ums a certa acalmia, que se prolongará até a próxima madrugada, sendo que amanhã e até sexta-feira voltam as chuvas e os ventos fortes, como refere Victor Prior, o responsável na Madeira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Victor Prior revela que as previsões apontam para “chuva a partir de amanhã, ao início da tarde, até sexta-feira ao final da tarde, provavelmente com maior intensidade nas regiões montanhosas e menos nas regiões costeiras. Haverá vento neste período, moderado a forte nas regiões costeiras, podendo chegar até 100 quilómetros por hora nos extremos, a oeste e leste, bem como nas regiões montanhoas podem atingir os 110 quilómetros por hora”.

Relativamente ao dia de hoje, aquele responsável pelo IPMA na Região, diz que haverá um período, compreendido entre o final da tarde de hoje e até amanhã ao início da tarde em que o tempo estará mais calmo, com vento fraco, sem chuva contínua. Depois disso, agravam-se as condições.

Victor Prior considera estas situações normais em função de a Região ter estado sob duas depressões, com ventos de sudoeste, pelo que “esta circulação dá sempre origem a chuva contínua

O mau tempo associado à depressão, outra depressão a influenciar vento de sudoeste e esta circulação dá sempre origem a chuva contínua. Só a partir de sábado, domindo, o vento roda para norte, nordeste, pelo que o tempo já será melhor”.