Rubina Berardo reuniu-se com entidades regionais com responsabilidades relacionadas com a Europa

A deputada do PSD-M na Assembleia da República, Rubina Berardo, reuniu-se com o director regional dos Assuntos Europeus, o presidente do IDR e a eurodeputada Cláudia Monteiro Aguiar, na sequência da sua tomada de posse como membro efectivo da Comissão Eventual de acompanhamento do processo “Estratégia Portugal 2030” na Assembleia da República (AR).

O dossier Madeira, no contexto da ‘Estratégia Portugal 2030, que regula o próximo quadro financeiro de apoios comunitários para Portugal, será uma das “principais prioridades” da deputada social-democrata junto da República e da União Europeia, através da Comissão Eventual, refere uma nota de imprensa.

Neste sentido, Rubina Berardo quer inteirar-se das matérias que interessam ao Governo Regional, sendo fundamental que no documento final conste a perspectiva da Madeira enquanto Região Ultraperiférica e o apoio da União Europeia à sua dimensão ultraperiférica.

“É muito importante haver essa interligação entre o Parlamento Europeu, a Assembleia da República e o Governo Regional da Madeira para que haja um apoio efectivo tendo em conta os grandes desafios que se colocam na União Europeia, nomeadamente com a saída do Reino Unido – que tem consequências orçamentais – e com as novas prioridades e os novos desafios da UE em matérias de segurança, de defesa e do mercado digital”, defendeu a deputada.

No entender de Rubina Berardo “nunca poderemos esquecer que a União Europeia tem que apoiar a sua dimensão ultraperiférica, que é aquela que dá a dimensão geoestratégica à Europa através destas regiões”.