JPP mostra-se preocupado com obras de reconstrução de passagens hidráulicas e muros de suporte entre o Santo da Serra e a Referta

O JPP diz-se preocupado com o decorrer das obras de reconstrução de passagens hidráulicas e muros de suporte entre o Santo da Serra e a Referta, a cargo do Governo Regional. O deputado deste partido na ALRAM, Carlos Costa esteve esta manhã junto ao Lombo das Faias e considerou que “esta é uma obra útil, vai facilitar a vida das populações, vai melhorar as vias, mas consideramos que este trabalho já deveria ter sido concluído, até porque muitas situações vêm ainda da intempérie ocorrida em 2013 e há questões que deviam ser resolvidas com alguma celeridade, em vez da forma pausada como tem vindo a decorrer, prevendo-se que se prolongue ainda mais nos próximos meses”.

Outra preocupação do partido prende-se com “a desmatação que está a decorrer, fruto de cortes de eucaliptos e outra vegetação, deixando os taludes desprotegidos”. Carlos Costa sublinhou a importância de evitar possíveis catástrofes na zona, caso ocorram chuvas intensas. No entender deste parlamentar, o risco de deslizamento de terras é uma realidade, “e essa instabilidade já é visível nesta zona, por isso é preciso intervir rapidamente no sentido de garantir a protecção das pessoas e dos seus bens.”

O deputado Carlos Costa pediu ainda “o alargamento da secção de vazão dos ribeiros na zona, que neste momento é muito reduzida e em caso de elevado índice de pluviosidade, pode causar danos à população e nas suas habitações e terrenos”.