Tripulante de cargueiro que sofreu queda a bordo evacuado para o Funchal

 

Um tripulante do navio “Industrial Diamond” foi hoje resgatado por razões médicas, numa operação coordenada pelo Capitão do Porto do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, o seu congénere de Lisboa e a Protecção Civil madeirense.

O tripulante, de nacionalidade filipina, tem 45 anos de idade e sofreu uma queda a bordo do navio cargueiro no qual trabalha.

O alerta foi dado ontem pelas 19h20 para Lisboa, tendo sido desencadeados os procedimentos para se proceder à evacuação médica junto do INEM. Os responsáveis do Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar do INEM decidiu que a evacuação médica seria efectuada no porto mais próximo, o do Funchal.

Durante o trânsito, o navio foi monitorizado pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, tendo sido necessário, devido ao quadro clínico do tripulante, a aproximação do navio até cerca de uma milha do porto do Funchal.

Foi accionada a embarcação salva-vidas da Capitania, ISN SR40, na qual embarcou uma equipa pré-hospitalar dos Bombeiros Voluntários Madeirenses. O resgate foi efectuado pelas 15h40.

O “Industrial Diamond” é um navio de carga geral, com 120 metros de comprimento, e estava em trânsito entre a Europa e os EUA.

O comando local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.