Paróquia dos Lameiros realiza Mostra do Cuscuz

Sílvio Mendes

Pela quarta vez consecutiva vai realizar-se a Mostra do Cuscuz com diversas actividades no adro da igreja paroquial dos Lameiros na freguesia de São Vicente.

O evento que pretende reavivar a tradição do cuscuz transmitindo-a sobretudo às novas gerações vai ter lugar no domingo 22 de outubro a partir das 14 horas.

O pároco dos lameiros,  Padre Hugo Gomes, refere que  «a arte da feitura do cuscuz, segundo o método mais antigo, permanece muito bem preservada no concelho de São Vicente, especialmente no sítio dos Lameiros. Aqui, é concebido sobretudo no Pão-por-Deus e guardado para comer durante o inverno, acompanhando cozido à portuguesa, carne de vinho e alhos, bifes de fígado, cabrito e ovos fritos».

O cuscuz é um alimento árabe com proveta e veneranda idade, que aquele povo na sua aventura conquistadora de há doze séculos disseminou pela Europa, a partir da Península Ibérica, e pelas regiões central e atlântica de África.

As referências ao consumo do cuscuz na Madeira e Porto Santo iniciaram-se nos séculos XV e XVI. Este produto alimentar tem sido muito apreciado pelos madeirenses.
Na Mostra do Cuscuz haverá diversas atividades culturais e recreativas.