Sérgio Marques participou em debate sobre “Livro Branco” da Comissão Europeia

O Secretário Regional, Sérgio Marques representou o Governo Regional no debate “Livro Branco da Comissão Europeia: Futuro da Europa em Debate” que decorreu esta sexta feira em Lisboa.

Recorde-se que o Livro Branco sobre o Futuro da Europa foi apresentado no dia 1 de Março pela Comissão Europeia com o objetivo de identificar os desafios e oportunidades que a Europa tem pela frente, propondo simultaneamente cinco cenários para responder a esses mesmos desafios.

Segundo uma nota divulgada hoje pela secretaria, a Comissão pretende, neste contexto, que sejam promovidos amplos debates públicos, envolvendo os Estados membros na definição de orientações para o futuro na Europa.

“O presente livro branco deve abrir um debate franco e amplo com os cidadãos em que cada voz conte, sobre a evolução que se pretende para Europa nos anos que se seguem”, refere a Comissão Europeia.

O debate constituiu-se por dois painéis partindo da base dos cinco documentos de reflexão apresentados pela Comissão Europeia: o primeiro painel abordou, numa perspetiva integrada, os documentos: “Dimensão Social da Europa”, “Futuro da União Económica e Monetária” e “Futuro das Finanças da UE”, o segundo, aborda o “Futuro da Defesa Europeia” e “Aproveitamento da Globalização”.

O debate teve como objetivo final a produção de conclusões, que representem um contributo do Governo português para a reflexão sobre o Futuro da Europa nas diferentes dimensões abertas pelo Livro Branco.