Livro de Duarte Mendonça “A Visão Madeirense da América” lançado a quinta-feira

Duarte Mendonça num dos seus últimos lançamentos.

Nesta 5.ª feira, pelas 18 horas, decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a apresentação da nova obra de Duarte Mendonça, editada sob a chancela da Editora Madeirense, intitulada “A Visão Madeirense da América”, que o autor preparou para assinalar a efeméride do 33.º aniversário da assinatura do acordo de geminação entre as cidades de New Bedford e do Funchal, ocorrida em Julho deste ano.

Segundo uma nota hoje divulgada, esta nova obra de Duarte Mendonça, de 800 páginas, contém uma série de fantásticas crónicas de viagem através dos Estados Unidos, da autoria de 13 madeirenses, recolhidas sobretudo da imprensa madeirense, entre 1922 e 2009 que, no seu conjunto, nos dão a visão madeirense da América.

Este livro apresenta um prefácio do consagrado académico Onésimo Teotónio Almeida, e a capa encontra-se ilustrada com uma gravura do saudoso artista luso-americano Joseph Sousa.

Nesta obra encontram-se crónicas dos seguintes autores: Pe. José Marques Jardim, Pe. Alfredo Vieira de Freitas, Pe. Daniel Nicolau de Sousa, Pe. Silvano Jardim, Mota de Vasconcelos, Higino Costa, Pe. Telésforo Rafael Afonso, Manuel Gomes Abreu, José António Gonçalves, João Carlos Abreu, Pe. Rafael Andrade, Duarte Mendonça e Zita Cardoso, para além de uma rica secção de anexos com informação complementar aos textos do corpo principal deste livro.

A apresentação será feita por Susana Caldeira.