Jovens da Escola 2/3 do Caniço pensam hoje a Escola e a Educação

Os alunos de três turmas de 8.º ano da Escola Básica do Caniço participam num debate nacional sobre a escola e a educação, durante toda a manhã do dia a 13 de junho.

Esta iniciativa integra-se no Roteiro para a Cidadania em Portugal e é uma iniciativa promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade em parceria com a ANIMAR e Fundação Maria Rosa –ComParte que procuram convidar as comunidades a conhecer bons exemplos de cidadania, ao mesmo tempo que estimula a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.

Em contexto Escolar alunas e alunos de 3.º ciclo e secundário, bem como do ensino profissional, de 30 escolas, a nível nacional e duas da RAM, Caniço e Santana, vão partilhar o que consideram que funciona melhor e dar sugestões sobre o que poderia ser melhorado na Educação.

Através de metodologias participativas, serão recolhidas ideias e sugestões e este processo culminará num encontro nacional de partilha de propostas com o Governo.

A iniciativa contempla duas sessões: na 1ª sessão com a duração de cerca de 60 minutos, participam as turmas 1, 2 e 7 do 8º ano para mapeamento das várias experiências e sugestões.

Na segunda sessão com a duração de cerca de 120 minutos, com uma das turmas da 1ª sessão para aprofundamento de temas e sugestões.

No final, há um breve momento de encontro entre alunas, alunos e direção da escola para feedback sobre o processo.

Os alunos assumem a responsabilidade de pensar, refletir sobre a escola e propor ideias inovadoras ao conselho executivo e ao governo.