CMF anuncia obras na promenade da Praia Formosa, no valor de 80 mil euros

Segundo informa a edilidade funchalense, a praia Formosa terá, este Verão, um novo passadiço a ligar a boca do túnel da Doca do Cavacas aos antigos terrenos da Shell, num investimento da CMF no montante de cerca de 80 mil euros, e que já foi adjudicado na semana passada. O objectivo declarado é requalificar este troço da promenade que liga a Praia Formosa a Câmara de Lobos, com uma solução durável e de qualidade, que viabilize, em condições de segurança, o trajecto dos milhares de residentes e turistas que, sobretudo nesta altura do ano, utilizam bastante aquele passeio pedonal na frente mar do Funchal.

A autarquia salienta que esta é mais uma sua intervenção no sentido de beneficiar esta que é considerada a melhor praia natural do Funchal, já depois da regularização do calhau, promovida na semana passada pela Frente MarFunchal, para o início da época balnear que começou ontem. No decurso da época balnear, a Câmara Municipal voltará a disponibilizar um parque de estacionamento gratuito junto à Ponte da Praia, bem como estará em funcionamento a Praia Inclusiva, com equipamentos que permitem o acesso ao mar para deficientes motores e invisuais, num projecto que continua a ser único no país, realçam os responsáveis camarários. Os lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida também se mantêm junto à praia.

“Nos últimos anos, tem-se registado na Praia Formosa um recuo da linha de costa, o que tem vindo a provocar danos consideráveis no passeio pedonal que percorria a praia desde a Doca do Cavacas até ao Ilhéu da Praia Formosa. Esta intervenção da autarquia visa agora recuperar o passadiço no tramo a nascente da Praia Formosa, onde em tempos existia Promenade e onde hoje existe, apenas, um passadiço provisório”, esclarece a CMF.

“Sabendo-se de antemão que o mar chegará até ao passadiço, a Câmara Municipal do Funchal quis assegurar uma solução que tivesse resistência, tanto ao ambiente erosivo do mar, como às suas investidas, garantindo que danos menores serão facilmente reparáveis. O passadiço será, assim, realizado com gradil em pultrudido, tramos em aço inox e blocos de betão prefabricado do tipo Trief, contendo zonas elevadas (onde os pilares se “enterrarão” cerca de 50 cm no calhau, quando for caso disso, sabendo-se que a altura dos mesmos se adaptará a cada ponto de implantação) e não elevadas. Nas zonas em que ainda existem partes da antiga Promenade, haverá lugar a reparação do pavimento. O novo passadiço da Praia Formosa terá uma extensão de 300 metros”, informam.