Exposição sobre geometria descritiva na Escola Secundária Francisco Franco

“Geometria Descritiva ao quadrado” é como se denomina a exposição que foi hoje inaugurada num dos corredores centrais da Escola Secundária Francisco Franco, apresentando o trabalhos de alunos de Geometria Descritiva de 14 turmas (sete de 10.º ano, sete de 11.º ano).

Os trabalhos expostos, informa a ESFF, foram desenvolvidos pelos alunos durante o ano lectivo 2016/17, com maior incidência no terceiro período como componente lectiva. Estes exercícios foram desenvolvidos em pares ou individualmente, criando composições geométricas, nos sistemas de representação diédrica e/ou axonométrica.

Esta actividade tem como principais objectivos a aplicação dos conteúdos ministrados ao longo do ano lectivo, a utilização de linguagem específica, a aplicação de traçado expressivo e rigoroso, tendo em conta a normalização, refere a Escola.

Segundo o programa curricular, a disciplina de Geometria Descritiva desenvolve a capacidade de ver, perceber, organizar e estruturar o espaço e visa fundamentalmente desenvolver as capacidades de abstracção relacionadas com o espaço tridimensional, para a compreensão ou criação dos objectos existentes nesse espaço, veiculando conhecimentos de representação gráfica dos objectos no espaço, instrumentalmente necessária na concepção desses objectos.

A exposição “Geometria Descritiva ao quadrado” é coordenada científica e pedagogicamente pelos professores Duarte Sousa, Mafalda Sofia Fernandes, Maria da Paz Faria, Pedro Berenguer e Teresa Mafalda Gonçalves.

A disciplina de Geometria Descritiva é uma disciplina de carácter bienal (10.º e 11.º ano) e enquadra-se na estrutura curricular dos cursos científico humanístico de Artes Visuais e de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário.