Albuquerque amanhã no Porto Santo para ver fibra óptica e cuidados paliativos

 

Foto Rui Marote

O chefe do Executivo madeirense, tem amanhã uma agenda preenchida no Porto Santo. Miguel Albuquerque realizará uma visita aos investimentos de alargamento da rede de fibra óptica da Altice, ao meio-dia, deslocar-se-á ao Centro de Congressos.

Já à tarde, às 14h30, abordará a questão da extensão dos cuidados paliativos ao Porto Santo, no Centro de Saúde.

Segundo uma nota de imprensa, o Centro de Saúde do Porto Santo passará a disponibilizar uma unidade de cuidados paliativos com duas camas e uma equipa para prestar estes cuidados em contexto domiciliar.

Os cuidados paliativos, esclarece o GR, são cuidados activos prestados por unidade e equipas multidisciplinares, em internamento ou no domicílio, que asseguram o alívio da dor e do sofrimento a doentes em situação decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva, assim como às suas famílias, com o principal objectivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, com base na identificação precoce e do tratamento rigoroso da dor e outros problemas físicos, mas também psicossociais e espirituais.

“Recorde-se que a unidade de cuidados paliativos do SESARAM foi a primeira unidade do país acreditada pelo modelo da qualidade ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía). O modelo ACSA, adotado e adaptado para Portugal pela Direcção Geral de Saúde como modelo nacional e oficial de Acreditação em Saúde, destina-se a instituições de saúde, na sua totalidade ou a serviços de saúde”, refere o Governo.