Tiro com arco disputa primeira prova de campo a 70 metros

No passado domingo, dia 28 de Maio, realizou-se a primeira prova de Tiro Com Arco em Campo, no campo de futebol de Santo António da Serra. A prova, esclarece o Clube Aventura da Madeira, que a teve a seu cargo a organização, foi marcada pela particularidade de, pela primeira vez na Região, ter-se disputadoo uma competição a 70 metros de distância, o que traz algumas exigências em material e de carácter físico aos arqueiros, condicionando a participação.

Mesmo sem possibilidades de treino na distância de 70 metros, quatro arqueiros responderam ao desafio, com Luís Ferreira, do Desportivo de Machico, a vencer destacado com 475 pontos entre os 720 possíveis. Na segunda posição, a surpresa do dia foi Dionísio Sousa, do Clube Aventura da Madeira, que obteve 337 pontos superando os 335 pontos do experiente Nicolau Jesus, numa disputa até à última flecha, ficando Francisco Carvalho na 4.ª posição com 317 pontos. No formato desta competição, os arqueiros atiram 72 flechas à distância de 70 metros, para alvos de 122 cm.

Os restantes participantes nesta primeira prova atiraram a 30 metros de distância, para alvos de 60 cm, com Sidónio Jesus do Clube Aventura da Madeira a conseguir a vitória nos seniores masculinos, com a marca de 475 pontos. Na segunda posição classificou-se José Almeida, do Desportivo de Machico, com 362 pontos, tendo António Albano (Clube Aventura da Madeira) conseguido a 3.ª posição com 304 pontos. Eugénia Azevedo (Clube Aventura da Madeira) conseguiu a segunda melhor pontuação absoluta na distância de 30 metros, com 401 pontos, validando o seu primeiro lugar nos seniores femininos.

Na prova de promoção a 10 metros, três arqueiros representaram o Clube Aventura da Madeira, com a vitória para Luís Rocha que somou 483 pontos, e o 2.º lugar para Nuno Cafôfo com 451 pontos. Luísa Vieira foi terceira com 325 pontos.

No total participaram 14 arqueiros, do Clube Aventura da Madeira e do Desportivo de Machico, numa competição que contou com o apoio da Associação Desportiva e Cultural de Santo António da Serra, que disponibilizou as instalações e o campo de futebol.