Casa da Cultura de Santa Cruz associa-se à Festa da Flor com uma instalação de Cadeiras de Aniversário nos jardins

No âmbito da Festa da Flor, a  Casa da Cultura de Santa Cruz/Quinta do Revoredo vai associar-se ao evento executando uma instalação de Cadeiras de Aniversário nos seus jardins, mostra essa que terá abertura na próxima quarta-feira pelas 10:00h.

Segundo a informação que será distribuída aos visitantes, o enfeitamento com flores de uma cadeira no dia do aniversariante é uma tradição madeirense que consiste na decoração com flores e ramagens de uma cadeira para o aniversariante da casa, tornando-a num trono comemorativo.
“Logo pela manhã, ou na véspera, a cadeira era enfeitada, secretamente, pelos familiares. No dia de aniversário esta era trazida à sua presença e este era convidado a sentar-se, era então neste momento que os familiares e amigos cantavam os parabéns e ofereciam os presentes devidos”, refere a nota.
“Esta cadeira ficava depois na cabeceira da mesa onde mais tarde decorria um almoço ou um jantar em honra do aniversariante, sentando-se este neste trono vegetal.
A cadeira escolhida era geralmente uma das tradicionais cadeiras de vimes da Camacha, pois a sua composição, de entrançados de verga, permitia uma mais fácil ornamentação. As flores escolhidas eram geralmente campestres ou recolhidas no jardim e nos vasos do quintal da própria casa”.
Desta tradição nos dá conta a conceituada pintora madeirense Martha Telles que numa das suas pinturas dedicadas à memória de infância na ilha retrata esta cena tradicional madeirense, refere Emanuel Gaspar, responsável pelas actividades da Casa da Cultura de Santa Cruz.