Curiosa embarcação movida a energia solar na marina do Funchal

Fotos: Rui Marote

É sem dúvida uma embarcação curiosa, e muitos foram os olhares que suscitou hoje nos transeuntes que circulavam pela baixa funchalense e cuja perspectiva alcançava a nova marina a Leste do cais da cidade. É aí que se encontra atracado o ‘Race for Water’, um catamarã movido com energias sustentáveis, nomeadamente a energia solar.

O barco transporta uma grande área de painéis solares no tecto. E está a dar uma volta ao mundo ao durante vários anos, cumprindo a tarefa de sensibilizar as populações dos diversos pontos do globo para a protecção dos mares e para o máximo recurso às energias não poluentes.

A Fundação Race for Water, proprietária do barco, explica no seu site na Internet que se dedica a preservação da água, um recurso indispensável à vida que hoje em dia se encontra fortemente ameaçado pela poluição dos plásticos, entre outros resíduos. Marco Simeoni, presidente da Fundação, refere que esta nova expedição deste estranho barco é “de esperança” e “demonstra a existência de soluções concretas para a preservação dos oceanos”.