Armadores e agentes de navegação reunidos no Funchal entre os dias 26 e 28

Trinta armadores e agentes internacionais da área do shipping estarão reunidos no Funchal entre os dias 26 e 28 de Abril. O encontro é organizado pela ‘European International Shipowners Association of Portugal’ (EISAP) e permitirá discutir, na perspectiva dos armadores, os desafios futuros do Registo Internacional de Navios da Madeira. O Governo Regional receberá os armadores a 27 de Abril, na Quinta Vigia, estando o embaixador da Alemanha em Lisboa, Christof Weil, presente em alguns dos eventos previstos.

A MSC, a Arista Shipping, a Hammonia Reederei, a Amisco, a Reederei NSB, a Reederei Winter, a Briese Shipping, a TB Marine, a Rix Shipmanagement, a BF Shipmanagement, a Coral Shipmanagement e a TMS Shipmanagement, provenientes de países como a Alemanha, a Estónia, o Chipre, a Letónia e a Grécia, estão entre os participantes neste encontro.

Do programa constam ainda seminários com a SDM e a Comissão Técnica do MAR. A European International Shipowners Association of Portugal foi criada em 2016 com o objectivo central de defender os legítimos interesses dos armadores internacionais com navios registados na Madeira.

Integra, nos seus corpos sociais, representantes de alguns dos players mais relevantes do universo global do shipping. Entre os seus associados estão alguns dos mais importantes armadores europeus.

No seu primeiro ano de actividade procurou trabalhar com os governos da Região e nacional, no sentido de encontrar soluções para dar mais competitividade ao Registo Internacional de Navios que, com vontade política, poderá transformar-se, a médio prazo, no maior registo da União Europeia, afirmando-se assim como um projecto da Madeira, mas também do país e da Europa, refere uma nota de imprensa.

Para além da defesa dos interesses legítimos dos armadores, a EISAP pretende contribuir, com o conhecimento dos seus associados, para o desenvolvimento de um verdadeiro cluster marítimo em Portugal, sublinha.