UMa tem cursos livres abertos em Matemática, Português e Electrónica

universidade-uma-1

A Universidade da Madeira informa publicamente ter abertas inscrições para os cursos livres de “Matemática Básica”, “Português Língua Não Materna”, e “Electrónica para todos”.
O curso de “Matemática Básica” visa preparar os formandos para as Provas dos Maiores de 23 anos e para a prova de Matemática de acesso às licenciaturas e aos Curso Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) da UMa que a exigem.
As inscrições são feitas exclusivamente online no endereço https://candidaturas.uma.pt, até ao dia 11 de Fevereiro. Os candidatos serão seleccionados e seriados de acordo com a ordem de inscrição, estando o funcionamento do curso condicionado pela existência de um número mínimo de dez candidatos admitidos.
O início do curso está agendado para o dia 13 de Fevereiro e o seu término será no dia 22 de Maio, perfazendo um total de 80 horas de formação. As aulas serão lecionadas pelo Prof. Doutor José Luís da Silva, da Faculdade de Ciências Exactas e da Engenharia da UMa, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 18:30 e as 20:30, no Campus da Penteada. Na penúltima semana de Qbril e na primeira semana de Maio, as aulas serão na terça, quarta e sexta, ou seja, nos dias 18, 19 e 21 de Abril e nos dias 2, 3 e 5 de Maio.
A partir de 13 de Fevereiro, terá também início uma nova edição do “Curso Livre de Português Língua Não Materna”, níveis elementares A1 e A2 e o nível intermédio B2.
O A1 destina-se a quem nunca teve aulas de Português e o nível A2 é indicado para hispano-falantes e para quem ainda tem poucos conhecimentos de Português. O B2 é dirigido a quem quer continuar a aprofundar os seus conhecimentos da Língua e da Cultura Portuguesas.
O curso de Português vai realizar-se em regime pós-laboral, das 18:00 às 20:00, dois dias por semana e excepcionalmente, das 16 às 18h, no nível A2.
As inscrições devem ser realizadas na Unidade de Assuntos Académicos, com verificação prévia no Gabinete de Apoio ao Estudante, no Campus da Penteada, até ao dia 10 de Fevereiro. O número mínimo de participantes será de 10 e no máximo 25.
Cada unidade curricular terá um custo de 135 euros. Os alunos provenientes de outras Universidades, ao abrigo de programas de mobilidade, estão isentos do pagamento dos emolumentos.
O curso livre “Electrónica para todos” é gratuito e destina-se ao público em geral, com mais de 15 anos de idade.Será desenvolvido em laboratório específico da UMa, nas primeiras semanas do mês de Fevereiro, e terá a duração de oito horas, podendo ser ministrado num único dia ou em duas sessões de duas manhãs ou duas tardes consecutivas, ou ao longo de quatro sessões.
As candidaturas são efectuadas, através de formulário próprio, em papel devidamente assinado e datado, no Gabinete de Apoio ao Estudante, no Campus da Penteada. Poderá ser enviado por correio electrónico para o endereço candidaturas@mail.uma.pt, contudo a sua entrega em papel é obrigatória e deve ser feita no referido Gabinete, antes do início do curso.
Para efeitos de preenchimento das vagas, 16 por sessão, os candidatos admitidos serão ordenados tendo em conta a data de entrada da candidatura no Gabinete de Apoio ao Estudante, independentemente da entrada por correio electrónico ou presencial.
No final do curso de “Electrónica para todos” será entregue um certificado de presença aos participantes.