114 barracas, 10 parques de estacionamento e parque do Campo da Barca gratuito para a Noite do Mercado

img_6832
Rua do Aljube encerrada, chapéus distribuídos gratuitamento e uma frequência de rádio são algumas das novidades da Noite do Mercado.

A tradicional Noite do Mercado do Funchal, de 23 para 24 de dezembro, promete voltar a ser um sucesso em 2016, como referiu ontem Paulo Cafôfo, o presidente da Câmara, na apresentação do evento.

Todas as barracas (114) que solicitaram presença, foram autorizadas, a que se juntam os restantes vendedores de produtos agrícolas, no interior e exterior do mercado, estando previstos 17 vendedores na Rua Latino Coelho.

O presidente da Câmara abordou a relevância desta “noite mágica” e realçou que o crescimento não pode resultar na perda de identidade da própria festa, que é unica e que é vivida de um modo particular pelos madeirenses.

Campo da Barca gratuito

Para enfrentar a habitual afluência de milhares de pessoas para a zona central e à volta do mercado, estarão abertos toda a noite 10 parques de estacionamento, com preços abaixo do preçário normal praticado, além de que o Parque do Campo da Barca será gratuito.

Rua do Aljube fecha

Outra das novidades apresentadas por Cafôfo prende-se com o fecho das ruas, havendo este ano uma novidade que é o encerramento da Rua do Aljube e do troço entre a Avenida Zarco e a Rua do Aljube, precisamente para responder às necessidades verificadas no ano passado, em que a Noite do Mercado estendeu-se até à Placa Central e registou-se uma afluência que não se registava no passado. Por isso, aquelas ruas serão encerradas às 21 horas do dia 23 de dezembro.

As ruas à volta do mercado serão igualmente encerradas. A Latino Coelho a partir do dia 21 às 22 horas as restantes no dia 23 às 18 horas.

Quartel general” na PSP

Em matéria de segurança, a PSP irá montar o “quartel general” da Noite do Mercado na sede da polícia, com meia centenas de elementos especificamente atentos ao que se passará nessa noite, além da Proteção Civil, com bombeiro e a Cruz vermelha, que irá prestar todo o apoio necessário. Existirão cinco locais onde as pessoas poderão deslocar-se em caso de necessitarem de apoio médicos.

Limpeza começa às 5.30

No que toca às operações ambientais e de limpeza, o departamento do Ambiente da CMF vai manter o copo reutilizável e existirão 170 contentores nas ruas à volta doi mercado. A limpeza das ruas começa às 5.30 da madrugada e prevê-se que a Rua Fernão Ornelas esteja completamente operacional às 8.30. A operação envolve 19 viaturas.

Chapéus nos cânticos

Um dos momentos altos da Noite do Mercado são os cânticos de Natal na Praça do Peixe, mas para este ano a CMF traz uma novidade, com a distribuição gratuita de chapéus títpicos da Madeira, com a inscrição Noite do Mercado.

Frequência de rádio

As novidades não se ficam por aqui e haverá uma frequência de rádio específica para a noite do Mercado e que transmitirá os cânticos bem como dará toda a música que os visitantes, em cada barraca, poderão acompanhar., adequada ao momento sem a profusão de sons diferentes que se verificava.