Cláudia Aguiar participante no Dia Europeu do Turismo

claudia monteiro de aguiar

No dia Europeu do Turismo, a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, vencedora do prémio melhor eurodeputada do ano 2016 na categoria Turismo, participa como oradora nas comemorações levadas a cabo pelas instituições europeias e pelas organizações do sector, refere uma nota oriunda do seu gabinete.

Na conferência organizada pela Comissão Europeia que junta em Bruxelas mais de 200 agentes do sector e representantes dos Estados-Membros intitulada “Reforçar as sinergias entre o Turismo, Cultura e as indústrias Criativas” a deputada irá debater “O papel do património cultural na criação de novos produtos turísticos“.

Na sua intervenção, a deputada aponta “a digitalização dos produtos e serviços como forma de responder à nova dinâmica da procura e a disponibilização de Wifi gratuito nos destinos, como factor de valorização dos mesmos” e dá como exemplo o projecto CurioSEAty, do qual a Madeira fez parte, para criação de uma rota do património subaquático em colaboração com França, Espanha e Croácia, que acredita “ que deve passar à fase de evoluir para uma app disponível aos amantes do turismo náutico e Marítimo”.

Na quarta-feira, participa no evento organizado pela Associação de Hotelaria Europeia e pela Associação de PMEs onde irá abordar os desafios do sector do turismo na criação de emprego. Como presidente do Grupo de Trabalho de Turismo, Cláudia Monteiro de Aguiar aponta como grande desafio da actualidade “a economia digital e os modelos da economia colaborativa como dois veículos que impulsionam o empreendedorismo e levam à criação de empresas.” Mas ressalva que “ é preciso formar os cidadãos e dotá-los de novas competências digitais, bem como a importância de adaptar as legislações laborais nacionais a esta nova realidade.”

Na sexta-feira, dia 2 de Dezembro, fará a abertura da conferência “ Economia Colaborativa e o Turismo”, em Barcelona, onde sublinhará que “ os Estados-Membros e as suas várias regiões não devem travar a inovação e os modelos da economia colaborativa.  O Turismo tem de encontrar na economia colaborativa oportunidades de crescimento e criação de emprego. Este é o momento certo de revisão de alguma legislação que está desactualizada, face aos novos desafios, e em muitos casos é excessiva. Precisamos de um equilíbrio dentro de um quadro legal favorável entre o tradicional e o disruptivo”, defende.

 


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.